quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A Arte de Perder

 
A arte de perder não é difícil de dominar;
tantas coisas parecem cheias com a intenção
da perda que sua perda é nenhum desastre.

Perca algo a cada dia. Aceite, austero,
as chaves perdidas, a hora mal gasta.
A arte de perder não é difícil de dominar.

Então, pratique perder mais, perder mais rápido:
lugares, nomes, a escala subseqüente
Da viagem não feita. Nenhum deles trará desastre.

Perdi o relógio de minha mãe. A última,
ou a penúltima, de minhas casas queridas,
foi-se. A arte de perder não é difícil de dominar.

Perdi duas cidades lindas. E um império
Que era meu, dois rios, e mais um continente.
Sinto saudade deles, mas não foi um desastre.

– Mesmo perder você (a voz, o riso etéreo que eu amo)
não posso mentir. É evidente, a arte de perder não é muito difícil
 de dominar embora - escreva tudo! - lembre desastre.

(Elizabeth Bishop)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coração Primaveril

  Das invernais madrugadas não me recordo mais. Senhor dos tempos da ventura despiu-me de toda a névoa, vestiu-me de amanhecer...